sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

                                      REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO  11
 
 No dia quinze de junho de dois mil e treze, às 07:00 horas, na Escola Senador  FIlinto Mülher, em Ivinhema, estivemos  mais um encontro com os profuncionários no início estivemos à oração do PAI NOSSO, para agradecer a DEUS por mais um dia e a semana que tinha passado e  saúde para todos os presentes, e também tivemos umas dinâmicas do jornal que falava da educação que foi dividido em grupos de dois para explicar o assunto, e das letras do alfabetos sobre a educação e o desenho e às pinturas do triangulo e fazer colagem conforme o desenho que foi mostrado na tela do computador.
               Primeiro o módulo onze  falou sobre a Gestão Democrática nos sistemas e na escola, estudamos na introdução qual a diferença na escola pública e o ensino público.
              A primeira unidade é uma mercadoria, no título 1.2. da função social da escola e qual o sentido da existência da escola, com qual dessas postura você concorda na educação, no titulo 1.3. Níveis e modalidades de ensino e como está organizada a educação escolar no Brasil, que explicou sobre a LDB e seus Artigos. No título 1.4. O poder público e as competências na educação, e como se dá a articulações entre o Município, o Estado. O Distrito Federal e a União. No título 1.6. dos desafios da educação básica e qual o retrato da educação básica e como mudar este quadro da educação.
             Já na segunda unidade, explicou sobre a Gestão democrática da educação. No título 2.1. A Gestão democrática da educação básica e como a educação básica, no título 2.2. A Gestão Democrática como reflexos de postura escolar e a gestão democrática é a mesma em todos os ambientes escolares, o título 2.3. Os elementos constitutivos da gestão democrática e quais elementos identificam uma gestão democrática. Título 2.4. Falou sobre instrumentos e estratégias da gestão democrática e sobre como funciona o conselho escolar, como pode ajudar na gestão democrática. Título 2.5. Conselho escolar e educação com qualidade social, e a relação entre a qualidade social e a emancipação da educação.
             Estudamos na unidade três, financiamento da educação básica e gestão financeira da escola no título 3.1. Vinculação Constitucional e os recursos destinados à educação e como a Constituição Federal brasileira, organizas as bases para financiamento da educação, e dos (artigos 212 e 213 ), título 3.2. Fontes de recursos para Educação Básica, os recursos financeiros específicos da educação básica no título 3.3., estudamos sobre o que é o  FUNDEB, que é destinado para o ensino fundamental que abrange o financiamento de toda a educação básica que é educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, na gestão financeira da escola, título 3.4. Falou porque a escola precisa se organizar para administrar os recursos financeiros, e que com os recursos eles são destinados para alimentação escolar, transporte escolar, livros didáticos; biblioteca escolar; saúde escolar com esses  recursos são da manutenção da escolar.
            Quarta unidade do capítulo final do módulo que foi. A gestão democrática, e o Projeto Politico-Pedagógico, do título 4.1. Falou sobre a prática social da educação e a gestão democrática. E a denominações do processo educacional da prática social, no título 4.2. Explicou o planejamento da escola e sobre o P.P. e a forma de planejamento e como é organizado o P.P. nas escoas, título 4.3. a concepção da educação e da escola, e quais as concepções de educação e as três diferentes correntes sociológicas que encaminham na concepções de educação e as diferentes delinear do P.P. escolar. No título 4.4. Explicou sobre a unidade do trabalho escolar e como o P.P. pode contribuir para a unidade do trabalho escolar, no título 4.5. Como é a construção do conhecimento na escola e como o conhecimento e construido.
                     Assim terminamos mais um encontro do profuncionário com a Graça de Deus.

Aluno: Elisio Lopes de Souza.

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