terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reflexão de modulo 14

Ao dia, 24 de Agosto de 2013, tivemos mais uma aula com o módulo 14, Equipamentos eléctricos e electrónicos.
Vimos um vídeo sobre o descobrimento da electricidade onde tudo começou no tempo da idade média com descobrimento dos atamos, mais para menos e assim surgiu a energia e em seguido  destacam os voltes.
Seguimos com uma palestra sobre (atendimento dos princípios básicos de primeiros socorros) com os soldados Capecci e o soldado Aquino, onde vimos caso de ataque epilético, queimadura,sinais vitais,afogamento,sangramento,como usar torniquete; atadura e ainda qual os sinais que uma vitima pode estar tendo uma hemorragia a interna etc. Eu gostei muito e foi muito gratificante para nós que trabalhamos na área da educação.
Seguimos,como é através de forças necessárias para girar as turbinas das usinas hidroeléctrica , e o aumento no consumo de energia eléctrica  e sabemos que é o grande aumento da população e dos residências.
E ainda corrente continua e corrente alternada, uma percorrem em circuito pelas baterias e o outro com carga eléctricas que muda de um instante para outro.
Vimos os principais vilões no, consumo de energia nas residência, como chuveiro,ferro de passar roupa, secador de cabelo etc. E como economizar energia, não deixando vários aparelhos elétricos ligado ao mesmo, tempo e se possível usando a luz natural monofasíco, bifasico, trifásico e vimos todas as fontes de geração de energia como eólica,  solar, nuclear, hidráulica etc. E assim finalizamos, mais um módulo com o conhecimento da relação entre energia, electricidade, e electrónica.

Aluno: José Nelson da Conceição  

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Reflexão do Módulo 15

Estamos terminados, hoje estudamos o módulo 15, a aula foi iniciada com uma oração pedindo a Deus que ilumine nossos caminhos longo após tirando fotos.
A dinâmica do uso fez nos estender que devemos desejar o mal para o nosso próximo temos que amamos como a nos mesmos,  a dinâmica de ditos populares com encenações interesse temos voltados para a alimentação foi muito  interessante várias cursistas fizeram as encenações para as outras adivinhar.
Fizemos o sudoku, foi muito difícil pintamos o jogo da memória e assistimos ao vídeo sobre com postagem.
A professora elaborou um prova oral relacionada ao módulo que nos fez conhecer algumas formas de estimular a alimentação saudável no ambiente escolar e usar estratégias para promover a mesma, esse módulo relata os dez passos para a promoção de alimentação saudável nas escolas e algumas formas de parcerias que podem ser feitas.
Conheci algumas experiência de sucesso realizadas em algumas regiões do Brasil,e  como fazer uma com postagem a importância das fibras solúveis e insolúveis, o aproveitamento de cascas, sementes e talos etc.

A participação de todos é essencial na construção do Projeto Político Pedagógico.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Preservação Conscientização do patrimonio público






REFREXÃO DO MÓDULO 13

Iniciamos a aula com uma oração de acolhida, em seguida tivemos alguns minutos para repassar nossas mensalidades. Depois pintamos um trabalho chamado mandala, ela trabalha os aspectos físicos, promove-se o bem estar, o relaxamento e a prevenção do estresse, também pode ser usada na decoração de ambientes, na arquitetura ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Depois assistimos a uma palestra com a nutricionista Wanessa Orlandi do núcleo de apoio a saúde da família, a palestra foi sobre a alimentação saudável, então explicou que para termos uma alimentação saudável devemos nos policiar, procurando comer alimentos com pouco sal, açúcar e gordura, tomar bastante água, comer pelo menos seis vezes ao dia. Assistimos um slide que fala da história e colonização indígena, quem são os brasileiros, como os negros foram trazidos para o país. O que é etnia, as culturas, a diversidade que é uma mistura de todo o povo. A importância da água na nossa vida, que todo ser vivo necessita de água em seu corpo e que nós temos que cuidar do nosso planeta para as próximas gerações. Foi uma aula bem aproveitada, aprendemos coisas novas, tanto para nossa vida pessoal com para o nosso trabalho.

CURSISTA: ELISETE OLIVEIRA DE SOUZA ROCHA.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO – 16 - Neuza da Silva Souza

Iniciamos a aula com uma oração do Pai Nosso com um vídeo do Padre Fábio de Melo. O caderno, foi para refletirmos e meditarmos.
Fizemos pintura da pirâmide dos alimentos e palavras cruzadas, tivemos uma palestra com a psico pedadoga Aparecida Guiroto, a palestra foi sobre alto-estima, perseverança, ela fez a dinâmica do espelho no chapéu, onde cada um fala de si próprio de suas qualidades e defeitos e explicou como temos dificuldade de falar de nós mesmos. A palestra foi de grande importância para mim, veio reforçar ainda mais meu aprendizado de nunca desistir diante das dificuldades.
Logo após votamos pra sala de aula assistimos um vídeo com Lulu Santos, Alimento seguro e respondemos os pratiques desse módulo que fala sobre, cardápio; seu planejamento; Técnicas de preparo dos  alimentos e à melhor escolha para garantir a qualidade da alimentação escolar, A importância  dos alimentos regionais, aproveitamento integral dos alimentos, higiene no preparo dos alimentos, o papel do educador no controle da qualidade da alimentação escolar, sugestões de receitas para aproveitamento integral dos alimentos, contaminação cruzada,  água e micro-organismos.
Foi feita a apresentação da paródia em versões de três músicas para alimentação, a aluna Fernanda contou e a Tutora filmou e toda a turma da sala contou junto, foi divertido e diversificado.
A aula foi finalizada com mensagens escritas para todos da sala com a folha passando de uma em uma.

     
Neuza da Silva Souza

REFLEXÃO DO MÓDULO 14 - Neuza da Silva Souza

Iniciamos a aula do módulo14 com prestação de contas, e com uma mensagem para refletir.
Tivemos uma reunião com a coordenadora e os responsáveis do repasse sobre a formatura.
Foi grande valia a palestra dos bombeiros que nos ensinou dicas sobre primeiros socorros.
Foi divertido e de grande aprendizado o desenho da mandala, onde a tutora nos ensinou sobre o seu significado, onde nós expomos nossos desejos, desempenhos, criatividade e nos mostrou que temos que aceitar as coisas e procurar ser feliz. 
Esse módulo veio nos ensinar e orientar sobre as doenças decorrentes da má alimentação, as doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, alimentação saudável na escola, ele nós ensina sobre a ligação que a comida tem com os sentimentos, a aceitação e a adesão dos estudantes das escolas públicas à merenda escolar, o papel do educador alimentar na promoção da alimentação saudável na escola.
Foi importante saber sobre as contaminantes de alimentos e como eles proliferam, e as doenças que eles causam em nosso corpo.
A parte que fala sobre a água foi de grande aprendizado para mim, a parte da higiene tanto pessoal como dos alimentos, dos utensílios e da cozinha serviu par reforçar e aperfeiçoar o que eu sabia.
Nesse módulo, estudamos também sobre, utilização de receitas, dias de atividade, pesos e medidas, condimentos, glossário de termo culinários e como preparar a cozinha para nos dar conforto para trabalhar com praticidade.
Ainda durante a aula fomos pra cozinha para preparar os doces.
Em seguida assistimos um vídeo, dando informações de como ser um bom profissional.
Fomos para a sala de tecnologia para fazer a tarefa no site.
Finalizamos a aula com uma reunião pra repasse sobre o jantar.

Neuza da Silva Souza