quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Feliz Natal

É Natal.
Tempo de fé.
Felicidade nos corações humanos.
Esperança de dias melhores.
Inspirações de amor.
Família reunida.
União cristã.
Encontros acontecendo.
Festa preparada.
Estrela brilhando,
Cristo nascendo.
Tempo preparado, para vê-lo chegar.
Céu aplaudindo.
Caminhos se abrindo.
Vida florindo.
Mundo sorrindo.
Fraternidade se manifestando.
Gente perdoando.
Mãos se juntando.
Humanidade agradecendo.
Tudo é prece.
E momento de paz.
Ele veio para nos salvar...
Por isto
É Natal!


Aluna: Maria Aparecida Soares de Melo

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO...

Os sonhos são as melhores partes da realidade
então… acredite neles!
Que você possa realizar todos os seus sonhos
no ano que está por vir!

Que neste novo Ano que se inicia você possa encontrar:
AMOR, PAZ, SAÚDE, FELICIDADE, LUZ,
SUCESSO E PROSPERIDADE!
Com muito carinho e esperança no coração.

Que o amor, a paz e a felicide façam parte
da vidas de todos neste novo ano que
está se iniciando.
BOAS FESTAS!!!!

ALUNA: Clarice Antunes Chaves Franco

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

REFLEXÃO DO MÓDULO 6
O módulo  que estudamos: “ Gestão da Educação Escolar” de Luiz Fernando Dourado.
                Este módulo nos levou a refletir sobre a “Gestão” e “Administração” e a democracia dentro do ambiente escolar que vivemos e de como funciona. Percebi que é preciso traçar objetivos e para alcançá-los é preciso desenvolver ações de forma conjunta com a finalidade de atingir ao longo do tempo a humanização e educação. Este módulo é bastante reflexivo ele nos leva a refletir como estamos agindo dentro da função que ocupamos na escola, se estamos agindo como líder ou chefe e como agimos diante de nossos alunos e colegas de trabalho. Foi abordado também sobre a democracia na Gestão Escolar e a importância  da participação da comunidade  na escola  onde leva a melhoria em todos os aspectos sociais. Assim, faz-se um bloco de conhecimentos que contemplam não só as especificidades do trabalho educativo como a sociedade em sua totalidade. São conhecimentos que contribuem a todos os servidores da educação  que cada um possa contribuir para educar conforme lhe compete. Leva-se a um novo perfil dos profissionais que atuam nas escolas, nos comprometendo com a melhoria para nossos alunos e toda comunidade escolar levando a formar cidadãos criadores e críticos.
ALUNA: Selma Amaral de Brito

CURSO TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

REFLEXÃO DO MÓDULO 5
No dia 29/09/12 iniciamos a aula do módulo 5 com uma oração lida por uma cursista, fomos para a quadra de esporte da escola onde teve as dinâmicas da laranja e do bambolê essas dinâmicas seriam para entendermos como é importante o trabalho em grupo
Voltamos para sala continuando a nossa aula assistimos vídeos, que foi esclarecedor para esse módulo que fala sobre sociologia. Esse módulo explica como foi a formação da sociedade a dificuldade dos operários que só trabalhava para o enriquecimento dos proprietários. A revolução industrial, a preocupação da burguesia com a diminuição dos lucros. A preocupação de Durkheim com a educação que para ele a socialização das pessoas dependia da educação. Lutou por uma educação de qualidade e com que a escola ensinava como ela preparava o cidadão para a sociedade. John Dewey também lutou muito por uma educação democrática.
Aprendemos o que é ideologia é como ela age em nossas vidas aprendemos sobre as relações sociais no mundo de produção capitalista.
E para minha vida particular foi importante a palestra com a psicóloga foi de grande valia para mim.
O estudo desse módulo foi importante pois não sabia o que era ideologia.

Aluna: Neusa da Silva Souza

INFRA-ESTRUTURA

REFLEXÃO DO MÓDULO 4 
Ao dia 1º de setembro de 2012 começamos a aula com o módulo 4 Relações Interpessoais - Abordagem psicológica.
  Tivemos conhecimento da psicologia como área do conhecimento, encontramos uma divisão da psicologia e ciência onde retrata um produto social e cultural onde o Deus do fogo era o fogo o Deus do milho era o milho e onde a ciência a psicologia caminha juntas.
  Onde o homem constrói e modifica o seu espaço onde a psicologia faz parte da vida, por isso a mente é como para-queda é melhor aberta.
  A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e os três competição de Vigostki, e as grandes posições teóricas e vimos o significado e formação do caráter, personalidade, natureza, criação, habito e desenvolvimento.
  Estudamos o ciclo da vida, infância, adolescências, fase adulta e velhice, como construções, culturas e a teorias de Fred e a teoria de Piaget, vimos temas transversais, disciplinas e motivação, contexto social e papel da mídia na escola como TV.
  E com a TV aprendemos a falar com padrão e comportamento mais usado na sociedade e com tudo isso ajuda muito na linguagem.
  Foi da educação inclusiva onde área, por exemplo: Professores de libras e também comentamos de famílias que não tem paciência com seus próprios filhos deficientes.
  É por isso que as escolas têm essa parceria por media da inclusão que desenvolvemos um trabalho de equipe para a ação de oportunidade onde a relação interpessoal e gestão democrática.
E assim terminamos a aula com algumas dinâmicas e reflexão geral do módulo.
ALUNO: José Nelson da Conceição

Feito de Momentos

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!
ALUNA: Neusa da Silva Souza

NATAL É...

Natal não é apenas uma época de troca de presentes e abraços, mas também o aniversário de Jesus e época de relembrarmos toda a nossa trajetória percorrida durante a vida, os nossos progressos e os nossos profundos sentimentos, revermos nos conceitos e pormos tudo em ordem nos preparando pra um novo ano, novos acontecimentos, novos amigos e um novo caminho e desafios que termos de percorrer. 

Por isso é preciso aproveitá-lo da melhor maneira esquecendo nossas diferenças e mais do que isso percebendo quanto somos semelhantes.

Evoluirmos ao máximo e não nos esquecermos de tentar manter esse mesmo espírito durante o ano que está por vir.

ALUNA: Elisete Oliveira de Souza Rocha

NATAL

O natal tão sonhado e esperado o ano todo, deve representar para todos; uma grandiosa Festa de Paz, de Amor e Muita Fé em Deus, nosso Pai e o nascimento de Deus em Nossa Alma.
No Natal devemos valorizar a vida que Deus nos deu.
Natal não é apenas uma festa de confraternização, mas acima de tudo uma Festa de Amor para com Deus nosso Pai.
No Natal a paz deve reinar em todos os lugares.
Natal é Luz que representa nossa existência. O importante do Natal é a valorização da Fé que e temos em Deus, e a certeza absoluta que Ele existe e vive em nós e devemos retribuir tudo aquilo que Deus nos proporciona.
Viva o Natal. Natal de Amor para com Deus nosso Pai!

ALUNO: Elísio Lopes de Souza

AMIZADE

Natal é época de encontrar antigas amizades, Rever familiares que durante o ano todo não deram um telefonema. O ano passa na correria, E natal é época de parar e restaurar as forças para mais um ano. Natal é época de amor, Época de encontros. Momento de rever tudo o que durante o ano passou-se despercebido. Natal é planejar uma noite diferente, um instante iluminado. Natal… é ansiar por instantes de alegria e de conforto, Na presença escolhida a dedo de pessoas que fazem parte de sua vida. Presentes e mais presentes, com um único significado: “Lembrei-me de Você! Feliz Natal”

ALUNO: José Nelson da Conceição

FEITO DE MOMENTOS

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

ALUNA: Silvana Aparecida de Souza

NOVOS CAMINHOS

O nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos... Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco! Assim, neste NOVO ANO que se inicia Possamos caminhar mais e mais juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. O ano se finda e tão logo o outro se inicia... E neste ciclo do "ir" e "vir" O tempo passa... e como passa! Os anos se esvaem... E nem sempre estamos atentos ao que Realmente importa. Deixe a vida fluir E perceba entre tantas exigências do cotidiano... O que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! E crie uma nova vida... um novo dia... Um novo ano que ora se inicia! Crie um novo quadro para você! Crie, parte por parte... em sua mente... Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... Que está logo além do presente. E assim dê início a uma nova jornada! Que o levará a uma nova vida, a um novo lar... E aos novos progressos na vida! Você logo verá esta realidade, e assim encontrará A maior Felicidade...e Recompensa... Que o ANO NOVO renova nossas esperanças, E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas} E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias! E que o resplendor dessa chama Seja como a tocha Que ilumina nossos caminhos Para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor! À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal, Amigos(as) que já fazem parte da minha vida, Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas. Muita Paz em seu contínuo despertar!

ALUNA: Delci de Oliveira Santos

VIDA

De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás. De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR. De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e Descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver. De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida. De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida. De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece. FELIZ ANO NOVO!

ALUNA: Maria Dória Alves Portela Paiole

FIM DE ANO... FIM DE CICLO...

O tempo é o mestre dos eventos, das oportunidades, da hora de agir e de acontecer. O tempo gera a oportunidade de crescer e aprender. Cada vez que surge a chance diante de seus olhos, não permita que a indolência ou a falta de vontade interfira na hora final de acordar para um evento de suma importância da vida.
O ciclo é regido pelo universo, tem começo, meio e fim, desenvolve as idéias, cresce as metas, mas somente concretiza os sonhos aqueles que percorrem caminhos de mãos dadas com seu semelhante, ajudam o outro a andar e permanecer de pé.
Caminhe no decorrer do ano aplaudindo as oportunidades e nunca lastimando a forma que elas aparecem. Agradeça a saúde que convive com você e jamais procure sensações, perigos ou aventuras que destruam aos poucos ou de vez a beleza interna da alma, que é a alegria e a saúde física.
Alimente a gratidão e a fé a cada dia que passa em relação à força divina, à força familiar, a todos que de uma forma participaram de sua vida para encantar o que existe de melhor em você.
Final do ano, fim de ciclo, novos objetivos...
Sinta, nas suas escolhas, se realmente tem o sonho no fundo de sua alma. Se for positivo, a vida vai emprestar pessoas, lugares, situações, conhecimentos, livros, aprendizado para seguir este caminho e chegar ao fim do ano sentindo que aproveitou o máximo e os resultados foram nota dez. No entanto, se partiu pro egoísmo e não levou em conta o quanto pessoas foram pisadas e humilhadas, quantos foram deixados sem uma palavra de conforto e assim permitiu que outros fizessem o mesmo que você e ainda feliz se aliou a estas pessoas, com certeza as escolhas foram erradas, desviaram de sua meta de vida, afastaram o brilho do seu destino. A vida, sábia e mestre, bloqueou seus caminhos e fechou as portas, pois é hora de acordar, conferir, mudar e, finalmente, acertar, começar de novo e seguir no caminho do amor e da confiança, no caminho da estrela que cada um tem alojada dentro de seu coração, basta acionar o botão e deixar que o brilho permanente seja cada vez mais forte.
Hoje é o fim do ano, final do ciclo, vamos brindar com champanhe e enviar saúde, paz, amor, a todos do Planeta Terra... Felicidade é encerrar o ciclo emanando e recebendo sorrisos e aplausos. Mas, se você não atingiu este estágio, não se lastime. Na próxima hora, no próximo dia, o caminho estará livre e você, de braços abertos, vai perceber que a vida confere a todos a chance de sentir o conforto da vitória, a paz de espírito, quando o caminho, ao fim do ano, estará iluminado e ao lado de flores perfumadas abraçará cada um com um sorriso, com amor, com gratidão...
"Que Deus, ao fim deste ciclo, espalhe o aroma da afetividade e do respeito em cada ser vivo que estenda suas mãos pedindo sua proteção, iluminação em direção ao rumo certo da vida. Que assim seja em todos os lares deste planeta-casa".

ALUNA: Selma Amaral de Brito